fichamento do livro principe de maquiavél
Faculdade Raimundo Marinho
Curso: 1° Período Direito
Disciplina: Ciências Politica
Professor: Eduardo dos Anjos
Aluna: Andresa Severo dos Santos
Data: 17/06/2015
FICHAMENTO
O PRÍNCIPE
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe: comentários de Napoleão Bonaparte Tradução Edson Bini. 12. Ed. São Paulo: Hemus, 1996.
Capítulo I- De quantas espécies são os principados e de que modos são adquiridos.
[...] “Todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens foram e são ou repúblicas ou principados” Neste capítulo aborda que todos os Estados já existentes ou foram monarquias ou repúblicas. As monarquias novas podem o ser de todo, ou podem ser uma junção das mesmas a um domínio hereditário de um príncipe, que anexa tal Estado ao seu recém-criado. A particularidade dos Estados anexados é que estavam habituados à determinado modo de governo, ou eram Estados livres.
Capítulo II- Dos principados hereditários.
[...] ” Não cogitarei aqui das repúblicas porque delas tratei longamente em outra
Oportunidade”.
O seguinte capítulo discorre sobre a dificuldade em manter Estados hereditários habituados a outra família reinante, mas relata que dificuldade maior é proveniente das novas monarquias, e que pra evitar problemas nestas deve-se evitar transgredir os costumes tradicionais das mesmas e adaptar-se às circunstâncias que porventura surgirem.
Capítulo III – Dos principados mistos
[...] “É coisa muito natural e comum o desejo de conquistar e, sempre, quando os homens podem fazê-lo, serão louvados ou, pelo menos, não serão censurados, mas quando não tem possibilidade e querem faze-lo de qualquer maneira, aqui está o erro e consequentemente, a censura”. Neste capítulo o governante de um território estrangeiro deve liderar e defender os vizinhos menos poderosos e debilitar os mais fortes, para evitar a invasão de outros governantes tão fortes quanto ele em seu território.