Fichamento - como ler entender e redigir um texto cap. III
FICHAMENTO: LIVRO, COMO LER ENTENDER E REDIGIR UM TEXTO CAP.III
ITAITUBA – PA 2013 RAYLANY CARNEIRO MARTINS
FICHAMENTO: LIVRO, COMO LER ENTENDER E REDIGIR UM TEXTO, CAP. III
Itaituba – PA 2013
Faultich, Enilde l. de j. Como ler, entender e redigir um texto, 1987. Metáfora é a figura literária que consiste em identificar semelhanças por meio de um ou mais elementos que os seres têm em comum. (Pag. 32)
A frase, sem a ajuda do ambiente, da entonação, da mímica, tem de ser mais logicamente construída e concatenada. (Pag.33)
Uma palavra muito repetida ou redundante torna-se particularmente afrontosa no processo da leitura. (Pag.34-a)
Empregar sempre e em qualquer contexto as mesmas palavras é pobreza vocabular. (Pag.34-b)
Uma unidade vocabular pode possuir, na língua, vários sentidos. A essa variedade de significações chama-se polissemia. (Pag.35)
Vocabulário é o conjunto de vocábulos, empregados em um texto, caracterizadores de uma atividade, de uma técnica, de uma pessoa etc. (Pag.36)
A unidade de vocabulário é o vocábulo que não deve ser confundido com palavras. (Pag.37-a)
Palavra é uma sequencia de um ou mais fonemas suscetível de uma transcrição escrita, compreendida entre dois espaços em branco. (Pag.37-b)
Campo lexical é o conjunto de vocábulos empregados para designar, qualificar, caracterizar, significar uma noção uma atividade, uma técnica, uma pessoa. (Pag.40)
A sinonímia pode ser considerada uma hiponímia simétrica. A hiponímia propriamente dita se define por uma relação de implicação unilateral, assim é