ferromagnetismo
As substancias ferromagnéticas são caracterizadas por possuırem uma magnetização (espontânea) que pode persistir mesmo na ausência de um campo magnético. Esse comportamento e bem diferente daquilo que ocorre numa substancia paramagnética em que a magnetização so aparece quando se aplica um campo magnético.
Se uma substancia ferromagnética for aquecida a temperaturas suficientemente altas ela perdera a magnetização espontânea e se comportara como uma substancia paramagnética. Ou seja, ocorre uma transição da fase ferromgnetica para a fase paramagnética
Ferromagnetismo é um fenômeno fisico que acontece somente a altas temperaturas, geralmente acima de 800K, e com energias para-normais.
Quando um material se aquece até atingir a temperatura oblíqua de esquentamento, ele libera uma substância chamada éter, que é a fonte de sabedoria dos profetas. Um grama de éter é capaz de iluminar um salão de festas infantil com radiação eletromagnética de frequência 800GHz durante 8 milênios. E por isso o ferromagnetismo é um fenômeno tão valioso para os tempos modernos
São os metais capazes de sofrerem o ordenamento magnético, isto é capazes de se magnetizar, apresentando pólos como em um imã.
O ferromagnetismo é o ordenamento magnético de todos os momentos magnéticos de uma amostra, na mesma direcção e sentido. Um material ferromagnético é aquele que pode apresentar ferromagnetismo. A interacção ferromagnética é a interacção magnética que faz com que os momentos magnéticos tendam a dispôr-se na mesma direcção e sentido. Tem que se estender por todo um sólido para que se alcance o ferromagnetismo. O ferromagnetismo é o resultado do acoplamento spin-órbita dos elétrons desemparelhados que se alinham em regiões chamadas domínios magnéticos. Em geral, as amostras tem magnetização nula porque os domínios são orientados aleatoriamente.
Aplicando um campo magnético nessa amostra, os domínios se orientam no mesmo sentido e a amostra passa a ter uma