farmacos cardiotonicos
A farmacocinética estuda quantitativamente a cronologia dos processos de administração, absorção, distribuição, biodisponibilidade e eliminação das drogas. Utilizando uma metodologia matemática para descrever as variações do tempo dos processos de cada uma. (SILVA, Penildon 8° edição)
A absorção, a distribuição, o metabolismo, e a excreção de um fármaco dependem do seu transporte através das membranas celulares e é através desses mecanismos que a membrana influencia uma transferência essencial no entendimento da disposição dos fármacos no corpo humano. (SILVA, Penildon 8° edição)
A administração se consiste na qual via e mais adequada para cada tipo de situação. A mais utilizada e por via oral que pode ocorrer na boca (mucosa bucal e sublingual) no intestino delgado no reto e, em menor extensão, no estômago, e no intestino grosso. A absorção tem a finalidade de transferir a droga do lugar por onde foi administrada para fluidos circulantes. (SILVA, Penildon 8° edição)
. Depois da administração, e absorção na corrente sanguínea, o fármaco distribui-se para os líquidos intersticiais e intracelulares, dependendo de alguns fatores tais como propriedades físico-químicas específicos de cada fármaco(GOODMAN; GILMAN 11° edição). A biodisponibilidade consiste em determinar quanto de uma determinada droga e absorvido. A meia-vida e o tempo necessário para que as concentrações plasmáticas ou a quantidade do fármaco presente no organismo sejam reduzidas em 50%. (GOODMAN; GILMAN 11° edição). Depois de absorvidas, distribuídas e metabolizadas, as drogas e seus metabólitos são excretados. (SILVA, Penildon 8° edição)
Os cardiotônicos são empregados no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva assim como os glicosídios cardíacos que foram atribuídos a um efeito inotrópico positivo sobre o miocárdio deficiente, é também na eficácia no controle da resposta da frequência ventricular á fibrilação atrial. Os glicosídios cardíacos também