farmacognosia
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CLÍNICA I
AMAURI PEREIRA SOLANO
CARLOS ROBERTO BARBOSA P. JUNIOR
GRASIELLY MENEZES SANTOS
TÂNIA REGINA CARVALHO DE SÁ
VICTOR DE OLIVEIRA BESSA
DETERMINAÇÃO DA GLICEMIA
TERESINA – PI
2014
AMAURI PEREIRA SOLANO
CARLOS ROBERTO BARBOSA P. JUNIOR
GRASIELLY MENEZES SANTOS
TÂNIA REGINA CARVALHO DE SÁ
VICTOR DE OLIVEIRA BESSA
DETERMINAÇÃO DA GLICEMIA
Relatório apresentado á disciplina de Bioquímica Clínica I como registro da aula prática do dia 29 de agosto de 2014.
Professora: Ms. Paulo Pedro do Nascimento.
TERESINA – PI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A glicose é a aldo-hexose mais importante para a manutenção energética do organismo. Em condições normais, a glicose sanguínea (glicemia) é mantida em teores apropriados por meio de vários mecanismos regulatórios. Quando os niveis de glicose no sangue em jejum estão acima dos valores de referência, denomina-se hiperglicemia; quando abaixo desses valores, hipoglicemia. A dosagem da glicose é útil para auxiliar o diagnóstico e monitoração terapêutica do Diabetes Melito, na avaliação de distúrbios do metabolismo de carboidratos, no diagnóstico diferencial das acidoses metabólicas, desidratações, hipoglicemias e na avaliação da secreção inapropriada de insulina. (MOTTA,2009).
O diabetes melitos é um grupo de distúrbios metabólicos do metabolismo dos carboidratos no qual a glicose é subutilizada, produzindo hiperglicemia. Alguns indivíduos podem experimentar episódios hiperglicêmicos agudos debilitantes, tais como cetoacidose ou coma hiperosmolar. (TIETZ,2008).
Determinação de glicemia sanguínea através de espectrofotometria.
A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. O aparelho permite