Familia e Sociedade
POLÓ PAU DOS FERROS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA E SOCIEDADE
PROFESSORA À DISTÂNCIA: ANA LÚCIA
PROFESSORA PRESENCIAL:
FAMÍLIA E SERVIÇO SOCIAL: DEFINIÇÕES
E DEBATES DA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA
PAU DOS FERROS -RN - 17 DE ABRIL DE 2013
OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES.
Ao longo da nossa história o conceito de família nuclear passou por varias mudanças.
Trazendo, para a sociedade atual, novos e diversos arranjos familiares. Destaca-se assim, as novas famílias da modernidade.
•Recasamento: Atribuições de padrastos, madrastas, meio-irmão e enteados ao meio familiar. •Casamento homo afetivo: União de duas pessoas do mesmo sexo.
ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.
A sociedade vem sofrendo mudanças com relação aos arranjos familiares, causando repercussão na família e na sociedade.
Repercussões essas que em determinadas situações acabam gerando de alguma forma a exclusão do meio social.
A ação da demanda do Serviço Social se volta no enfrentamento das condições sociais, seja ela nos mais variados campos, visando intervir sobre as situações de vulnerabilidade e risco social, contribuindo para uma abordagem global que vai além da demanda apresentada . Precisando assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.
INTERVENÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NAS FAMÍLIAS.
A família sempre esteve inserida na área de atuação do profissional de serviço social, o profissional deve ser crítico e reflexivo, mas com suporte teórico e metodológico para embasar suas criticas e diante da realidade, construir propostas de trabalhos criativos.
Está presente em seu cotidiano os desafios da profissão, trabalhar a família; Um grupo com necessidades próprias e únicas.
Temos uma crescente demanda para essa ação, em especial nós órgãos de proteção à criança e o adolescente onde seus conhecimentos e experiências farão a
diferença.