FACULDADE RIO SONO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
EDUCACIONAL
Cristina Ribeiro da Cruz
MARIA JOSÉ REIS DE AQUINO
MARIA DO ESPIRITO SANTO CALDAS COSTA
2014
Resumo Metodologia Ensino Superior
Trabalho apresentado, a Faculdade Rio Sono como requisito parcial para obtenção de nota, da Disciplina, Metodologia do Ensino Superior do curso de pós graduação Lato Sensu em Educação e Pesquisa.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR Historicamente, os cursos superiores no Brasil ocorreram a partir de 1808, quando o rei e a corte portuguesa transferiram-se de Portugal para o Brasil. Eram muito grande a preocupação da carreira em relação a formação intelectual e política da elite brasileira, que procuravam de todas as formas manter o Brasil como colônia, impossibilitando o desenvolvimento de ideias de independência.
Com a interrupção das comunicações com a Europa, surgiu a necessidade de formação de profissionais que atendessem a essa nova situação e, por conseguinte, a exigência de criação de cursos superiores que se responsabilizassem por essa formação.
Os professores começaram a refletir e conscientizar de que a docência, como a pesquisa e o exercício de qualquer profissão, exige capacitação própria e especifica. O exercício docente no ensino superior exige competências especificas, e exige também todas as outras competências, onde, ‘’ ensinar não é ordenar e sistematizar suas experiências, é necessariamente convidar os jovens à reflexão, ajudá-los a pensar o mundo físico e social, as práticas e saberes específicos, com o rigor e a profundidade compatíveis com o momento em que vivem”. (Coelho, 1996:40).
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO
A transposição didática e o instrumento através do qual transforma-se o conhecimento cientifico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos.