Extração Ácido-Base
A extração ácido-base pode ser definida como uma operação unitária integrada no conjunto das Operações Baseadas em Transferência de Massa.O método da extração consiste no equilíbrio líquido/líquido, por isso muitas vezes também é denominado Extração Líquido/Líquido (ELL) ou Extração por Solvente. Quando há sólidos na mistura a ser separada, denomina-se Lixiviação.
A remoção do componente da mistura que se pretende separar (soluto) é induzida pela adição de um novo composto ao sistema (solvente), o qual tem mais afinidade com o soluto do que com o diluente que estava inicialmente (corrente de alimentação). Porém, o solvente adicionado deve ser o mais imiscível possível com o diluente da alimentação, pois é esta diferença de solubilidade que permite a separação, ou seja, que o soluto seja retirado da alimentação. Quanto maior a diferença de solubilidades mais eficiente é a separação.
De acordo com Arrhenius, ácido é uma substância que em solução aquosa ioniza-se, liberando um cátion H+. Base é uma substância que em solução aquosa dissocia-se, produzindo ânions OH-. Uma reação entre um ácido e uma base, produz sal e água, portanto sal é uma substância que em solução aquosa libera ions diferentes de H+ e OH-.
Já para Brönsted e Lowry e sua teoria protônica, toda substância capaz de ceder um proton é um ácido, e toda substância capaz de receber um próton é uma base, seja um íon, ou uma molécula.
A teoria mais abrangente é a de Lewis, na qual um ácido é uma espécie capaz de receber pares de elétrons e uma base é uma espécie capaz de doar pares de elétrons, sempre buscando formar ligações químicas. Reações entre ácidos e bases de Lewis sempre originam ligações ligações covalentes.
BIBLIOGRAFIA: http://www.infoescola.com/quimica/extracao-acido-base/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Extra%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1cido-base