Extração e caracterização de ácidos nucleicos a partir de tecidos vegetais (células de cebola).
Introdução
Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, um grupo fosfato (em azul) e uma ribose ou desoxiribose (em verde - a hidroxila em roxo indica que o nucleotídeo representado é uma ribose). Quando na ausência do grupo fosfato, são chamados de nucleosídeos. A base nitrogenada, juntamente com a pentose formam compostos heterocíclicos, sendo que a primeira pode ser derivada de compostos de purina ou pirimidina. São tidas como purinas a adenina (A) e a guanina (G), e as pirimidinas são constituídas pela citosina (C), uracila (U) e timina (T).
Os nucleotídeos estão presentes em vários processos metabólicos e são tidos como subunidades dos ácidos nucléicos, participam do transporte e na conservação de energia (ATP, por exemplo), são encontrados como componentes de alguns co-fatores enzimáticos e alguns apresentam a função de mensageiros químicos celulares, como é o caso do cAMP, um segundo mensageiro que atua fosforilando diversas outras moléculas, desencadeando uma cascata de reações em um determinado processo, como ocorre na liberação de histaminas quando de uma reação alérgica.
Objetivo
A aula teve como objetivo, a extração e caracterização de ácidos nucleicos a partir do tecido da cebola.
Materiais e métodos
Para realização da extração e caracterização de ácidos nucléicos a partir do tecido da cebola foram utilizados os seguintes materiais: Banho-maria, fotocolorímetro, béquer, proveta graduada, pipetas, filtro, gazes, recipiente com gelo, ralador, cebola. Já os reagentes e soluções utilizadas foram: NaCl, etanol 95%, água destilada.
1) Extração de ácidos nucléicos:
Para a extração dos ácidos nucléicos do tecido da cebola, foi preciso seguir os seguintes procedimentos:
• Foi necessário ralar uma cebola.
• Em uma proveta foi preparada uma solução contendo: 90 mL de água destilada, 10 mL de detergente e uma colher de NaCl.
• Em