Experimento 3
LABORATORIO DE FÍSICA II
ATIVIDADE EXPERIMENTAL III
SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS
Prof. Dr. Nei Cipriano Ribeiro
Data da entrega: 16/03/2015
Data do experimento: 09/03/2015
Cabo Frio, 2015
Sumário
Objetivos3
Introdução teórica3
Materiais utilizados8
Procedimentos experimentais8
Conclusão9
Bibliografia.9
ANEXO: Resultados11
Objetivos
Encontrar as pontas onde o potencial elétrico é zero;
Utilização do voltímetro para aferição de tensão.
Introdução teórica
Neste relatório trataremos basicamente sobre potencial elétrico. Nos relatórios anteriores já relatamos sobre as cargas elétricas, que ao redor de si geram um campo elétrico. Temos que o potencial elétrico ou potencial eletrostático, determina a capacidade dos corpos eletrizados de realizar trabalho, ou seja, se atraírem ou se repelirem, segundo as forças geradas pelas cargas num campo elétrico representado por linhas de força ou linhas de campo.
Sabemos que os campos elétricos são grandezas vetoriais, ou seja, possuem módulo, direção e sentido e podem ser também representados por uma grandeza equivalente ao campo elétrico, porém com características escalares (grandezas escalares são grandezas que não possuem direção e sentido) que é chamada de potencial elétrico.
Podemos também diferenciar o campo elétrico do potencial elétrico tomando com base que em vez de comparar a intensidade da força elétrica sofrida por uma carga de prova e o módulo dessa carga; o potencial elétrico, em um ponto qualquer do espaço, pode ser determinado ao se dividira energia potencial elétrica de uma carga de prova pelo valor desta carga, sendo assim num determinado ponto do espaço, o potencial elétrico não depende da carga de prova, mas, sim, da carga geradora.
Definimos potencial elétrico assim:
Potencial elétrico é uma grandeza escalar que mede a energia potencial elétrica por unidade de carga de prova, ou seja, é a constante de proporcionalidade na razão