Existencialismo (Sartre e Simone)
O existencialismo é uma doutrina ou corrente fillosófica no qual o homem busca a liberdade, sendo o homem responsável pelo suas atitudes e seu destino. Cada indivíduo então é respnsável pelo seu próprio signficado da vida, sendo o indivíduo o principal foco e ele então constrói sua essência e não a condição humana em geral.
Existes vertentes existencialistas focadas em Deus (cristã) ou Sartreana que seria um mais ateísta. O cristão incide uma comunhão e amor interpessoal com o meio transcendental, a Sartreana com sua frase mais famosa “ a existência precede a essência”, sendo para Sartre a existencia vem primeiro, primeiro eu existo e depois defino minha essência e era oposto ao cristão por ser o homem que define sua essência e não Deus.
Nascida com o filósofo Dinamarquês Kierkegard, só foi ter seu desenvolvimento maior com Heidegger e Satre.No pensamento de Satre que é praticamente o pensamento filosófico existencialista puro, deveria partir da intencionalidade e não da realidade humana. Ele possuia como meta examinar a consciência do mundo, que para Satre não existia ela de tal forma que o para-si mesma não existe sem o mundo, mais sim uma plenitude diferenciada do ser.
Para o existencialista o ser humano carregava consigo o próprio nada, pois ele afirmava que o nada era a prova do próprio ser para a consciência atingir as coisas precisa conter o nada, o não ser. Seus seguidores não crêem, assim, que o homem tenha sido criado com um propósito determinado, mas sim que ele se construa à medida que percorre sua caminhada existencial. Portanto, não é possível alcançar o porquê de tudo que ocorre na esfera em que vivemos, pois não se pode racionalizar o mundo como nós o percebemos. Esta visão dá margem a uma angústia existencial diante do que não se pode compreender e conceder um sentido. Resta a liberdade humana, característica básica do Existencialismo, a qual não se pode negar.
Satre
Jean-Paul Sartre nasceu em 1905 em Paris.