Exercícios da pag 132 do livro texto
Prof.º GERALDO DAMIANI
QUESTÕES DO IV CAPÍTULO BEHAVIORISMO pag. 132 do livro texto
Exercícios
1: Quais são os pressuposto básicos do Behaviorismo Radical?
R: É a combinação de uma filosofia objetivo-pragmática com um modelo de ciência fundado na observação, na interação organismo-contexto mediada pelo comportamento e na valorização do controle pelas conseqüências.
2: O que distingue o Behaviorismo Radical do Behaviorismo Metodológico?
R: A expressão radical, representa abertamente a idéia de que o comportamento (behavior) constitui por excelência, a raiz epistemológica por via da qual se pode melhor compreender com transparência de dados e procedimentos replicáveis,alguns dos mais fundos enigmas humanos. Esses conteúdos como importantes e pertencentes á natureza humana, mas por conta das dificuldades instrumentais, tecnológicas e de procedimentos de observação, sinalizaram no sentido de não constituírem parte dos estudos de uma ciência objetiva. Influenciada pelo modelo de ciência unificada almejado pelos positivistas lógicos do Círculo de Viena, essa nova fase do Behaviorismo (Metodológico).
3: O é um esquema de reforçamento?
R: O modo pelo qual a ocorrência de um reforço é programado costuma ser designado esquema de reforçamento. Os esquemas mais comumente utilizadas são: reforçamento contínuo ou reforçamento intermitente. No primeiro, toda resposta é seguida de um reforço: há uma relação de 1:1, portanto. Já os esquemas de reforçamento interminentes, em que apenas algumas respostas são reforçadas, podem ser de razão ou de intervalo.
4: O que é a tríplice contingência? Explique cada um dos seus termo.
R: Depreende-se,daí,a tipicidade,no operante,da tríplice relação de contingências. Nela:
1: Eventos antecedentes estão presentes e precedem a ocorrência (emissão) de um determinado comportamento;
2: Ocorre,em seguida, um certo comportamento constituído de qualquer mudança