Exerc cio de História da Arte
1- O que você entende por Renascença?
Renascença é um dos termos usados para designar o Renascimento, que foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, na passagem da Idade Média para a Moderna. A Renascença teve esse nome por conta da ideia da redescoberta e da valorização das referências culturais da antiguidade clássica, levando as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. Além do humanismo e da inspiração no classicismo, pode-se destacar outras características da Renascença como o antropocentrismo (o homem no centro), o racionalismo, o experimentalismo, o individualismo, o otimismo, o repúdio ao medievalismo e o hedonismo (doutrina filosófica que faz do prazer o objeto da vida).
2- Pode-se falar em um estilo Renascentista? Explique.
Sim. De maneira geral, as obras renascentistas como pinturas, esculturas e livros apresentam características em comum como o resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição e do equilíbrio na elaboração de esculturas e pinturas; a valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos (que é antropocentrismo); a valorização da ciência e da razão, buscando explicações racionais para os eventos naturais e sociais; a valorização e interesse por vários aspectos culturais e científicos (literatura, artes plásticas, pesquisas científicas). A valorização das ações humanas e valores morais como o respeito, a justiça, a honra, o amor, a liberdade e a solidariedade (que é o humanismo).
3- O que você entende por equilíbrio simétrico na pintura?
O equilíbrio simétrico (também chamado de equilíbrio formal) produz na pintura uma estabilidade visual. A pintura renascentista, por exemplo, tem essa característica apresentando tons suaves e pastéis, luz diagonal, proporcionalidade e ordenamento das formas numa composição bidimensional.
4- O que você entende por composição planar na