Evolução
Resenha
A contabilidade, esta em constante transformação, como ciência social aplicada e e de se notar que esta e influenciada pelo ambiente em que atua. A contabilidade de uns anos pra ca passou por muitas mudanças decorrente de processo de covergencia dos padrões nacionais e internacionais.
O atual estagio da globalização e o desenvolvimento da tecnologia e do mercado de capitais como o aumento da quantidade de investimentos externos foram alguns dos fatores determinantes para essa evolução. Em um conjunto de normas aplicáveis deve existir, inicialmente, uma clara definição dos critérios a serem considerados no processo de reconhecimento, ou seja, quais os critérios que a empresa considera para reconhecer os elementos patrimoniais e os de resultados. Assim, o primeiro passo importante é identificar que eventos devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis, como itens de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas.
De acordo com o Pronunciamento Conceitual Básico do CPC, um item deve ser reconhecido somente se for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e se o seu custo ou valor possa ser mensurado de forma confiável. Dessa forma, ativos mensurados ao custo ficam limitados ao valor de benefícios econômicos futuros que poderão gerar para a empresa. Por outro lado, um elemento pode atender, inicialmente, aos critérios de reconhecimento e ser incorporado às demonstrações contábeis, mas, em decorrência de um evento econômico ou financeiro, ele pode deixar de atender aos referidos critérios, devendo, portanto, ser desreconhecido, ou seja, baixado das demonstrações contábeis. Segundo a Deliberação CVM 604/09, “desreconhecimento é a remoção de ativo financeiro ou de passivo financeiro anteriormente reconhecido do balanço patrimonial da entidade”.
Em relação às modificações