EvoCultural

1305 palavras 6 páginas
1 - TEORIA DO EVOLUCIONISMO Não se pode afirmar que o empurrão ideológico que incita a criação do EvolucionismoCultural, ligado a nascente Antropologia, em meados do século XIX, tenham sido as idéias do evolucionismo biológico criado por Lamarck e Darwin. Porém, não se pode negar aproximidade dessas idéias, que mesmo não servindo de base provavelmente apontaram ocaminho para a criação e o desenvolvimento das idéias desse período. As descobertas paleontológicas de Darwin causaram impacto em várias ciências como a teologia e a política,e, portanto, também na Antropologia.

O que viria a ser a grande influência da obra de Edward Burnet Taylor seria o filósofo inglês chamado Herbert Spencer (1820 – 1903), com seu livro Social Statcs (Estática Social), o qualutilizou o termo “evolução” antes de Darwin e resumiu o processo evolucionário a uma escala ascendente, dividida em estágios. O Evolucionismo Cultural tentava reduzir as diferenças culturais a estágios lineares eascendentes comuns a todas as sociedades. Nas palavras de Taylor, ao se examinar sinstrumentos construídos pelas civilizações antigas em todas as culturas tidas comoprimitivas, em todos os continentes, nota-se uma imensa semelhança e, é assim mesmo que devem ser analisados, já que também é notória a semelhança entre a maneira de viver dessas populações e das populações contemporâneas.

2 - A VISÃO DE EDWARD TAYLOR O antropólogo britânico Edward Burnett Taylor (1932 – 1917) é considerado o pai do conceito moderno de cultura. Em seus trabalhos “Cultura Primitiva”, “Antropologia” ele deixa muitoevidente o seu posicionamento de que as civilizações são resultados de um processo evolutivo, paralelo aos conceitos do evolucionismo de Charles Darwin. Taylor em seu texto “A ciência da cultura” defende seu ponto de vista de que as civilizações,de maneira geral, seguem padrões e leis fixas em seu processo evolutivo, mesmo estando geográfica ou temporalmente separadas. Num dos exemplos, ele

Relacionados