ETICA
HOSPITALIDADE
Ética e Deontologia
Introdução
O presente trabalho é sobre a pequisa em hospitalidade, mais concretamente em relação ao fato social e valor, como distinguir uma hospitalidade fake ou verdadeira e não só como também falar de hospitalidade entre si.
O objectivo deste trabalho é dar entender o que é hospitalidade, ou seja, falar de ética sobre o referido assunto. Está organizado em sete partes, onde abordamos:
O que entende-se por hospitalidade?
Noção substantiva de hospitalidade: fato social e valor. Dádiva vs Negócio
Hospitalidade fake ou hospitalidade verdadeira
O que entende-se por hospitalidade?
Entende-se o conjunto de ações, serviços, infraestruturas, e outros recursos destinados a receber bem os visitantes, acolhê-los com satisfação e servi-los com excelência sem perder as características fundamentais da relação entre pessoas. O termo usado por vários estudiosos descreve a Noção Substantiva de hospitalidade: fato social e valor
Há uma diferença entre entender a hospitalidade como algo desejável que aconteça num encontro (noção adjetiva) e entendê-la como um conjunto de peripécias que sempre acontecem (noção substantiva).
No primeiro caso, confunde-se um juízo de realidade, o fato
(o que é) e um juízo de valor (o que deve ser).
Hospitalidade
seria, então, um atributo de determinados encontros entre
Na hospitalidade substantiva, é preciso entender o fato social que se concretiza no encontro de alguém que recebe e alguém que é recebido e a ética implícita. O mais ancestral, existe a casa, que aqui será tratado como a hospitalidade doméstica, a matriz de todas as demais. Em segundo lugar, a cidade, que é a emissora e receptora, porta de entrada e de saída dos fluxos de pessoas de diferentes países que acontecem pelas mais variadas razões, desde a consagração do direito de ir e vir interno às nações, quando é incondicional e entre as nações, quando esse direito