Etica e moral
Meta da aula
Definir qual é a relação existente entre a Ética e a Moral.
Objetivos da aula
Ao final do estudo desta aula, você deverá ser capaz de:
1. identificar a diferença entre Ética e Moral ;
2. definir a origem da Moral e sua importância para as sociedades humanas;
3. identificar como a racionalização do mundo diferencia a Ética da Moral.
Escolhendo a porta
Na primeira aula, vimos o que caracteriza a ação ética de uma maneira geral. Vimos como esse tipo de ação deve ter compromisso muito forte com o bem e a justiça coletivos.
Você pode estar pensando nas seguintes questões: o que é uma boa ação? O que é bom para a minha pessoa é necessariamente bom para o outro? Como poderei ser justo se não tenho a certeza de como ser bom?
Tais perguntas podem parecer sem sentido porque geralmente temos a sensação de que a nossa noção de justiça, do que é correto e bom, é a noção que todas as pessoas têm, mas, na realidade, as coisas não se passam de maneira tão simples, sobretudo se estivermos em contato com pessoas de tradições culturais diferentes.
Nesta aula, veremos o quanto o conceito do que possa ser bom e justo pode variar. Isso acontece em relação aos valores de uma maneira geral, que podem variar de acordo com as pessoas e, mais ainda, de acordo com as diferentes culturas. Esse estudo dos valores e de suas variações é o que definimos, nesta aula, como o objeto principal da Moral.
Você pode estar se perguntando: mas isso não seria uma função da Ética? Muitas vezes, os termos Ética e Moral são usados como se fossem sinônimos, e, de fato, em alguns momentos da história da filosofia eles chegaram a significar a mesma coisa. Aqui, no entanto, faremos a diferenciação entre os dois conceitos no sentido de que a Ética pode ser definida como o estudo da conduta humana em relação aos valores.
Para que isso fique mais claro vamos a um exemplo. Imagine que um médico esteja diante desta situação: para salvar a vida de uma criança, ele precisa fazer