Etica como instrumento
TOMADA DE DECISÕES.
Data: 01/11/2013
ALUNOS: José Neto, Tauana, Dayane Caldas, Kaicy, Gabriel Macedo, Fernando, Ludmila, Elizia, Dinailde e Jhonnatan Lacerda
Administração: A1N1
Grupo 3
Professor: Geraldo
Ética: orientação segura na tomada de decisões no mundo organizacional.
O ser humano é o único agente da moral em que pode responsabilizar-se pelos atos que pratica. O cerne do comportamento moral é a liberdade, o direito de decidir-se entre as alternativas existentes. A ética é o abrigo protetor, ou seja, instiga o ser humano a pensar, exercitar sua dimensão criadora, racional e livre. A idéia de um gerente deve funcionar como uma elucidação da realidade: Um esforço de investigação, para descobrir aquilo que está oculto, somente assim o individuo poderá ser sujeito, pois terá o conhecimento como “ferramenta”.
O gerente: a pessoa chave, a ele são confiados, além dos objetivos da organização, sua imagem.
DESCOBRINDO A DECISÃO CORRETA: Não é ético colocar o lucro econômico em primeiro plano, o ser humano deve ser tomado como fim e nunca como meio. O critério básico para a tomada de decisão é o respeito á dignidade. Tomar a decisão correta: exige observação, reflexão e julgamento, é entender o problema faz parte de uma realidade maior e mais complexa e precisa ser analisada de forma articulada.
Primeira pergunta para uma tomada de decisão: Por quê? Pois levará a questões que envolvem julgamento e respostas subjetivas, pois levará explicações de grande valor pra quem vai decidir. Portanto, tomar decisão é também julgar, interpretar e comparar.
Não ficaremos imunes ás interpretações, as relações dentro de uma organização não fogem porque, “a vida organizacional está permeada de valores”. Não pode ser considerada apenas a base moral, ela precisa alicerçar-se em fatos.
O Valor da reflexão ética para superar a situação de uma organização é que o individuo possa tomar melhores decisões, errar menos ou prevenir