Etapa 1 Contabilidade Geral
Passo 1
Contabilidade
As principais técnicas contábeis são: Escrituração, Demonstrações contábeis,Auditoria e Análise das demonstrações contábeis.
Escrituração: A escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas. Existem dois métodos de escrituração. O método das partidas simples e o método das partidas dobradas.
Partidas Simples: Este método encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente. Nele, registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado. Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc. Nele, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizado.
Partidas Dobradas: Este método reza que em cada lançamento lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito, o valor total.Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve conseqüentemente aumentar do outro lado também.
Como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado" de longe o mais usado pelas empresas (possui melhor controle do Patrimônio).
A ordem de escrituração pode ser feita de diversas formulas, depende da escola contábil.
Livro diário é um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa.
Livro razão, é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa.
Por meio do razão é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle