Estética na terceira idade
População de idosos cresce no Brasil - IBGE
(Dados parciais do Censo 2010 confirmam o aumento no envelhecimento da população brasileira, fruto da redução da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida no país.)
O processo de envelhecimento fisiológico da pele transcorre não só da atuação de elementos ambientais, mas também do envelhecimento de outros órgãos, além de doenças cutâneas e sistêmicas. O que se nota na pele senil é um conjunto de alterações, entre as quais podem ser citadas:
*A pele se torna mais fina, sensível e as feridas não se curam tão rapidamente.
*A pele se torna mais vulnerável aos danos causados pelos raios solares, menor capacidade de aparecer suor, menos eficiente na termorregulação, mais permeável e menos capaz de produzir uma resposta inflamatória;
*A pele se torna cada vez menos elástica e complacente, perdendo tônus e elasticidade. Há descolamento constante nas articulações e outros lugares. É empurrada ou dobrada, desenvolvendo as rugas.
*Além das mudanças visíveis que ocorrem na aparência física, mudanças relacionadas à idade na composição corporal também têm implicações na função física e na saúde
*A pele fica “caída” por falta de tônus muscular e diminuição da produção de colágeno.
*O envelhecimento fisiológico da cútis caracteriza-se também pela desordem no ajuste térmico, causados pela debilidade das terminações nervoso-sensitivas, pela diminuição do diâmetro dos capilares na derme e pela esclerose dos vasos maiores.
*É natural o embranquecimento e diminuição da quantidade e volume dos pêlos em função da redução em número de melaninas (responsável pela pigmentação da pele).
A Importância da Hidratação da Pele
Assim como o Planeta Terra ,o corpo humano é formado,em sua maior parte,por água.
Ela pode representar até 70% do peso total de uma pessoa. Esta quantidade diminui com o decorrer do tempo,sendo que, aos 60 anos,este índice pode cair para 40%.Por