Estudos Sociológicos de "Laranja Mecânica"
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PROPAGANDA E TURISMO.
Giorgio Garrido Bruno
Lucas Valotto
Gleison Batista Soares
André Marincek
Reflecon em Sociologia
Publicidade e Propaganda – noturno
Professor Celso Fred
São Paulo 2014
GIORGIO GARRIDO BRUNO
LUCAS VALOTTO
GLEISON BATISTA SOARES
ANDRÉ MARINCEK
Trabalho de Reflexões e Contribuições apresentado à matéria Sociologia como requisito parcial da nota do semestre
Prof. Celso Fred
São Paulo 2014
INTRODUÇÃO
Alex faz parte de um grupo de adolescentes em um futuro distópico, junto de seus amigos, ele destina parte de seu tempo para cometer crimes – de furtos a estupros- por pura maldade e divertimento. No entanto, em certa ocasião, as coisas fogem do planejado e o protagonista acaba sendo detido e condenado a uma sentença de 14 anos de prisão. No entanto, após demonstrar muita selvageria durante os dois primeiros anos de prisão, o Estado opta por submetê-lo a um processo experimental, a denominada “Técnica Ludovico”.
Através desse método a personagem estaria apta a retornar a sociedade, pois seria liquidado seu impulso criminoso. A terapia consiste em sessões diárias de filmes com alto teor de violência juntamente com doses injetadas de uma droga que proporciona terríveis sensações de mal estar e enjoos. Tudo isso garantiria um condicionamento do ser humano a partir de um tratamento de choque. Assim, a deflagração de experiências físicas insuportáveis (como náusea) é deliberadamente associada a qualquer forma de agressão, fazendo com que a pessoa opte por condutas gentis para evitar o mal estar.
O filme adaptado do livro de Anthony Burgess busca tratar também de fatores como a questão do sistema carcerário e sua eficácia, quanto à reinclusão do criminoso na sociedade. Percebe-se também, que adolescência e amadurecimento são temas que devem ser postos à reflexão,