Estudode caso McDonalds

723 palavras 3 páginas
Fundamentos da Administração:
Questões para discussão/Caso Mcdonalds

Aluno: Bruno Pereira Maldonado
Turno: Noturno
Curso: 1 período Administração

1- É importante estudar as teorias administrativas e organizacionais, pois elas influenciam na prática, servindo como guia para as decisões, ou seja: servem como fonte de compreensão e previsão de praticas observadas na organizações.
2- A escola clássica de administração surge após a implementação do capitalismo monopolista. O crescimento acelerado de produção era limitado pela existência de uma força de trabalho desqualificada. As principais contribuições da escola clássica foi o desenvolvimentos de princípios racionais que tornariam a administração mais eficiente. As escolas surgem com objetivos diferentes relacionados ao contexto histórico vivido e suas necessidades.
3- A grande diferença entre as três correntes da escola clássica é que o movimento de administração cientifica seguia um padrão: só existia uma maneira correta de desempenhar cada tarefa, visando maximizar sua eficiência, já a Gestão Administrativa conceituou a administração como um processo de cinco funções e que buscou identificar os princípios gerais de uma administração eficiente e a Teoria da Burocracia apostava na logica como a melhor maneira de se administrar.
4- A teoria da burocracia é considerada modelo ideal de estruturação das organizações da sociedade capitalista, pois ela tem por base princípios como a impessoalidade e a racionalidade (predomínio da logica científica sobre a logica intuitiva). Suas principais disfunções são: incapacidade de resposta e adaptação organizacional, perda da visão do conjunto dos objetivos organizacionais, processo decisório lento, limites de formalização manutenção do status quo.
5- O movimento de relações humanos foi um movimento de reação a oposição á escola clássica de administração, que reconhece os limites do controle burocrático como forma de regulamentação relacionais e sócias no ambiente de trabalho.

Relacionados