ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O LIVRO “QUINCAS BORBA”

2810 palavras 12 páginas
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O LIVRO “QUINCAS BORBA”

I - ANTECEDENTES DO CASO QUINCAS BORBA
A) Comente sobre o cenário histórico, econômico e social do Brasil retratado no romance à época, indicando a legislação vigente.

Durante o século XIX, mais precisamente metade deste século, período o qual o livro foi escrito, muitas transformações ocorreram na economia e na sociedade do Império brasileiro. Foi um extenso período de evolução para o país, que começa a se transformar lentamente numa nação moderna.

Ademais, a publicação do livro se deu em um período que a ciência dominava as atenções, bem como o progresso tecnológico. Como bem reportado nos livros, o Brasil da época de Machado de Assis tinha uma economia agrícola, com a ascensão da cana-de-açúcar e do café, onde os grandes proprietários de terra detinham não apenas o poder econômico como o poder político. Neste mesmo período acontecia também um avanço considerável na infra-estrutura, com a inauguração da primeira estrada de ferro, e a criação da luz elétrica. A sociedade da época também passava por grandes mudanças, com a Abolição da Escravatura, a Guerra do Paraguai, e o abalo à estrutura do regime monárquico, onde o Brasil daria início a um novo cenário político: a República. Em meio a esse contexto, Machado de Assis inaugura o Realismo Brasileiro com grandes obras da literatura. A publicação de Quincas Borba ocorre no momento de transição entre o regime monárquico e o republicano. A sociedade da burguesia brasileira é descrita como falsa, mantida pelas aparências.1

A luz do explanado, torna-se importante destacar o seguinte trecho do livro: “Palha desconversou, e passou à política, às câmaras, à guerra do Paraguai, tudo assuntos gerais, ao que Rubião atendia, mais ou menos” (2007, p. 32).

B) Qual o significado da expressão: “Ao vencedor as batatas”?
Para explicar sua teoria, o filósofo reporta a uma história sobre duas tribos famintas diante de um campo de batatas, suficientes apenas para

Relacionados

  • Moderna Gramatica Portuguesa
    221175 palavras | 885 páginas
  • Moderna Gramatica Portuguesa
    221175 palavras | 885 páginas
  • 7 Guilhardi J
    231059 palavras | 925 páginas