Estudo Dirigido - Fisiologia
R- As forças de Starling são a pressão hidrostática nos capilares glomerulares e capsula glomerular, e a pressão coloidosmótica plasmática (ou pressão oncótica) e a pressão coloidosmótica do líquido intersticial (líquido da capsula glomerular).
A pressão Hidrostática é gerada pelo líquido presente tanto dentro dos capilares do glomérulo, quanto na pelo líquido presente na cápsula glomerular. Já a pressão coloidosmótica (ou oncótica) é gerada pela concentração de proteínas nestes líquidos.
A pressão hidrostática dos capilares força o líquido para fora das estruturas capilares e a pressão hidrostática da capsula glomerular força o líquido para dentro dos capilares. A pressão coloidosmótica do plasma atrai líquido para o interior dos capilares. A pressão coloidosmótica do líquido presente na capsula glomerular atrai líquido para o interstício (o que normalmente não ocorre, pois a quantidade de proteínas presentes no líquido da capsula glomerular é extremamente pequena, sendo aumentada em casos como o de proteinúria). A pressão resultante do somatório das pressões hidrostáticas e coloidosmótica é chamada de Pressão efetiva de Filtração (Pe). Os valores para a pressão hidrostática, coloidosmótica e Efetiva estão dispostos abaixo.
Pe = PH
2- Caso ocorra a vasoconstricção de todas as Aaf (Arteríolas Aferentes):
a) como ficaria a pressão hidrostática no glomérulo? JUSTIFIQUE FISIOLOGICAMENTE sua resposta.
b) a TFG (Taxa de Filtração Glomerular) seria afetada? JUSTIFIQUE FISIOLOGICAMENTE sua resposta.
3- EXPLIQUE FISIOLOGICAMENTE o que aconteceria com a liberação da bile em caso de retirada da vesícula biliar.
R- O indivíduo quando passa por uma colicistectomia, perde a capacidade de armazenar bile, ou seja, o fígado a produz e a secreta