Estudo de viabilidade
Questionário sobre Estudo de Viabilidade 1. Quais os objetivos da análise de sistemas?
-Identificar a necessidade do usuário;
- Avaliar a concepção do sistema quanto à sua exequibilidade;
- Executar análise econômica e técnica;
- Atribuir funções ao hardware, ao software, às pessoas, ao banco de dados e aos demais elementos do sistema;
- Estabelecer as restrições de prazo e de custo;
- Criar uma definição de sistema que constitua a base para todo o trabalho de engenharia subsequente.
2. Segundo Pressman, quais são as questões que surgem durante o processo de desenvolvimento do sistema? Quais seriam as respostas aceitas para tais questões?
- Quanto esforço deve ser desprendido na análise e definição de sistemas? Uma regra empírica frequentemente usada é que de 10 a 20% de todo esforço de desenvolvimento deve ser aplicados na análise do sistema e que outra taxa de 10 a 20% de esforço de engenharia de software deve ser aplicada na análise de requisitos de software.
- Quem o faz? Um analista experiente e bem treinado deve dirigir a maioria das tarefas. O analista trabalha em conjunto com o pessoal administrativo e técnico do cliente e com a equipe de desenvolvimento do sistema, para projetos maiores deve-se usar uma equipe de analistas.
- Por que é tão difícil? Um conceito nebuloso deve ser transformado num conjunto concreto de elementos tangíveis, deve-se fazer uma análise concreta do sistema a ser criado.
3. Qual a importância da identificação de necessidade? De que maneira isso é feito?
A identificação da necessidade é o ponto de partida na evolução de um sistema baseado em computador. Isso é feito primeiramente definindo-se as metas globais, como: Quais informações devem ser produzidas, quais informações devem ser fornecidas, que funções e desempenho são exigidos, o analista deve ainda distinguir quais as necessidades e o que são desejos do cliente. Após esta etapa deve ser