Estudo de ocupação urbana
Gerson F. Fattori
Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Infraestrutura dos Transportes e Logística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ex- professor de Engenharia Sanitária da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ex-professor Substituto de Engenharia Sanitária do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Engenheiro Consultor.
Endereço: Rua da República, 717 - Farroupilha - RS - CEP: 95180-000 - Brasil - Tel: (54) 3268-1749 - e-mail: g_fattori@terra.com.br
RESUMO
A ocupação de áreas urbanas situadas dentro de bacias de captação de água para abastecimento público tem recebido fortes restrições, não apenas através dos técnicos das Prefeituras Municipais, mas, de forma mais abrangente, pela população, preocupada com a possibilidade de poluição das águas devido à descarga dos efluentes domiciliares e industriais. O presente estudo busca analisar os impactos produzidos na qualidade das águas do arroio Barracão, em Bento Gonçalves – RS, curso d’água no qual é captado aproximadamente 15% da água consumida na cidade, considerando-se a ocupação de parte da bacia hidrográfica situada a montante do ponto de captação, atualmente com restrições de usos, através de duas possibilidades de projetos de parcelamento do solo com fins residenciais unifamiliares, portanto com diferentes situações de adensamento urbano, abordando o lançamento de efluentes sanitários tratados ou não, verificando o impacto produzido na qualidade das águas do corpo receptor provocado pelas alternativas consideradas.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade das Águas, Modelagem da qualidade, Bacia de Captação, Parcelamento do Solo, Adensamento Urbano.
INTRODUÇÃO
O arroio Barracão é um curso d’água que corre ao leste da cidade de Bento Gonçalves. Nele a Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN,