Estudantes Economia
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências da Administração
CAD 7218 – Administração de Marketing
Professor: Allan Augusto Platt
Acadêmicos: Felipe Lorençato Guilherme Pires Rafaele Rauber Renata Cascaes
Marketing Direto
1. Conceito
“Marketing direto é o uso de canais diretos para chegar ao consumidor e oferecer produtos e serviços sem intermediários de marketing”. (Kotler e Keller, 2006 p. 606)
Já a definição fornecida pela Direct Marketing Association, segundo Stone (1992), é apresentada como um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter resposta e/ou transação mensurável em qualquer lugar.
Os autores Kotler e Keller afirmam que a utilização de canais de marketing direto (mala direta, catálogo, telefones, rádio, TV, sites) para realização de vendas vem crescendo rapidamente, devido à eficácia desses tipos de mídias em atingir clientes potenciais e atuais, aliada aos baixos custos.
2. Funções do marketing de resposta direta
De acordo com Jutkins (1994), o marketing direto “não é a cura para todos os males de vendas e marketing”, mas é considerada por muitas organizações como parte importante dos planos da empresa. E as principais funções do marketing de resposta direta são:
Conseguir novos clientes;
Conservar os clientes que já tem;
Promover os clientes atuais;
Realizar vendas cruzadas ou adicionais na base de clientes e;
Fazer com que os clientes voltem para comprar mais.
3. Canais de Marketing Direto segundo Kotler e Keller (2006)
3.1. Mala Direta – é a forma de enviar uma oferta, anúncio ou qualquer outro item que remete a marca/empresa/produto para um endereço específico.
3.2. Marketing de Catálogo – são enviados catálogos de toda a linha de mercadorias (um ou mais) para endereços selecionados, normalmente são enviados impressos, porém pode-se mandar CD, vídeo ou on-line.
3.3. Telemarketing – operadores de telefone, que tem como