ESTUDANTE
1.Introdução
O presente trabalho sobre o produto turístico abordara sobre o distrito de Dondo, actual debate sobre desenvolvimento rural focaliza a abordagem territorial, reconhecendo o carácter multifuncional do espaço rural. Enfatiza o aproveitamento das forças endógenas, a necessidade de implementação de políticas que valorizem as especificidades locais, a participação dos atores sociais na dinamização e revitalização do espaço rural. É neste contexto que o turismo entra como um dos meios para induzir uma nova dinâmica ao espaço rural, visto que a actividade é tida como um canal para a revalorização dos recursos naturais e culturais, bem como do modo de vida rural.
O turismo é uma actividade que tem sido apontada como estratégica para impulsionar o desenvolvimento tanto de nações hegemónicas, bem como das nações periféricas. Dentro do contexto do desenvolvimento rural, assim como, das novas tendências no turismo, têm surgido novos modelos de turismo, centrados na busca por práticas turísticas alternativas1 sustentadas por princípios de sustentabilidade, e um deles é o turismo de base local (TBL).
Como pode se observar no Mapa 1, Dondo é um distrito que se localiza em Moçambique, especificamente no “Centro-Leste da província de Sofala, limitando-se ao Norte com o Distrito de Muanza, a Oeste com o Distrito de Nhamatanda, a Sul com o Distrito de Buzi e Cidade da Beira e a Este pelo Oceano Indico” MAE (2005, p. 2).
Dondo é um distrito costeiro rico em recursos naturais, culturais e com grande potencial agrário, conforme o Ministério de Administração Estatal – MAE (2005, p.15), “a proximidade da cidade da Beira, a integração no corredor da Beira e o acesso fácil a província vizinha2 e mesmo ao Zimbabwe, possibilita ao distrito uma boa integração a rede de mercados”.
Mapa 1: Localização da Área de estudo
Fonte: WGS, 1984.
Nota-se nesse caso, que a localização do distrito aliada à riqueza natural