estrutura e organização
Faculdades Integradas Torricelli
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Atividades Práticas Supervisionadas
Tutora EAD Prof.ª Elaine da Silva Borges – Letras
Tutora EAD Prof.ª Ana Paula Barramansa - Pedagogia
Lionice Mazuquim Rosa Leandro – RA 6995497871 – Ped.
Marcieli Schatz Nicoletti – RA 6995464440 – Ped.
Maria José de Lima Silva – RA 6988430908 – Ped.
Marisa Gonçalves da Silva – RA 6527244506 – Ped.
Viviane Santos Vieira – RA 6945453903 - Letras
Guarulhos, 20 de Abril de 2013.
Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil
Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nível estadual, temos a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação. E, por fim, em nível municipal, existem a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).
Segundo Dermeval Saviani (1987), há três condições básicas para a construção do sistema educacional:
“O conhecimento dos problemas educacionais de determinada situação histórico-geográfica, o conhecimento das estruturas da realidade e uma teoria da educação.”
Então com base nessas três condições básicas podemos concluir que no Brasil não há um sistema único de ensino, pois o conhecimento dos problemas educacionais é muitas vezes percebido, mas a resolução desses problemas não é efetuada, na verdade não se tem um sistema de ensino e sim estruturas educacionais administrativas. O Brasil tem um suposto sistema de educação regido pela Lei de n° 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, essa estrutura dita a maneira a qual deve ser estabelecida a educação no Brasil. Um sistema único de ensino abrangeria todo o país e suas estruturas de ensino, mas o que existe é uma diretriz