Estrutura da educação
Componente Curricular: Estrutura e Organização da Educação no Brasil
Tutor à distância: Rerison Rodrigues de oliveira
Dicentes:
Andréa Gonçalves Dantas, RA 428113; Andressa Lima Bispo dos Santos, RA 421110; Pauliana Santos da Silva, RA 431487; Roberto William Mendes Muricy, RA 432199; Telma Gomes Borges; RA 420565.
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL
Senhor do Bonfim, Bahia
11 de maio de 2013.
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referencias Bibliográficas
O referido relatório tem por finalidade mostrar como a educação brasileira funciona em suas diversas hierarquias, e responsabilidades de cada ente nas esferas federal, estadual e municipal mostrando assim os seus níveis e modalidades como a educação de jovens e adultos (EJA), educação profissional, educação especial, educação à distância (EAD), educação indígena, educação tecnológica e formação profissional. Dessa forma queremos apontar possíveis soluções para que a qualidade do ensino e estrutura no Brasil se desenvolva em suas diversas áreas de atuação, fazendo assim um crescimento notável nas respectivas secretarias e no principal objetivo que é a educação.
Estrutura de Ensino no Brasil
A educação no Brasil, segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada um desses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção.
A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o