Estrutura da educação
Objetivos do trabalho desenvolvido em grupo:
Compreender a estrutura e sua organização da educação brasileira em seus aspectos gerais.
Entender como é organizado a estrutura do sistema de ensino em nível federal, estadual e municipal juntamente com a sua organização administrativa, pedagógica e curricular.
O principal objetivo será que nos educadores precisamos adquirir conhecimentos e base teórica na área para refletirmos na transformação do processo educativo, atuarmos de maneira critica, autônoma e participativa no que diz respeito as suas fragilidades e potencialidades.
DESENVOLVIMENTO
O sistema atual de ensino não nasceu a partir de si mesmo, ele não surgiu por conta própria.Ha processos envolvidos para seu surgimento;
Processo Político
Processo Social
Processo Econômico
Processo Histórico
Processos Culturais
Antes da constituição de 1988 ninguém tinha direito a Educação, só com o surgimento dela é que se tornou obrigatório e social a Educação e o acesso a todos brasileiros independente de cor, raça, etnia e classe social, pois antes do aparecimento da constituição o acesso a escola era difícil, pois ela era voltada para a elite e as classes sociais que possuíam melhor poder requisitivo.
Muitos ficavam fora da escola porque o acesso a ela era muito complicado em todos os âmbitos.
Hoje há mais facilidade em freqüentar uma escola mesmo com toda a violência que existe, a falta de empregos, o crescimento desorganizado das cidades. A educação esta e já entrou em um caminho melhor, pois as facilidades são melhores, como merenda escolar selecionada por profissionais da área, há transporte escolar gratuito, as tecnologias surgindo nas aulas e a inclusão social.
Com o surgimento da LDB da Educação Nacional Lei nº9394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (Airy, 1997)
“ O artigo 8º da LDB em vigor estabelece que a União, Estado, Distrito Federal e os Municípios em regime de