Estratégias motivadoras para a aprendizagem
Entender as concepções e as tendências atuais da Psicologia da Educação é muito importante para nós, futuras pedagogas, pois é bem como dizem que aprendendo sobre o passado entenderemos o nosso presente.
A psicologia como área de conhecimento juntamente com a educação teve duas fases distintas. A primeira é a da psicologia na educação, onde a psicologia mãe meramente aplicava seus métodos e técnicas na educação. Nessa face somente o psicólogo teria algo a oferecer ao educador.
Psicologia Educação
A segunda fase é a psicologia da educação, onde a psicologia e a educação se complementam, ou seja, há uma multidisciplinariedade e muita cooperação de ambos os lados. A psicologia já não é o centro das atenções, agora o psicólogo e o educador trabalham juntos para melhorar não só o desenvolvimento dos alunos, mas o da escola em geral.
Psicologia Educação
A psicologia na educação é uma metodologia com falhas, pois não abre espaço para o educador compartilhar suas ideias e seus ideais, pensando somente no aluno como uma só pessoa. Já a psicologia juntamente com a educação tem mais a oferecer aos alunos em geral, professores e escola, pesquisando e colocando em pratica novas ideias para ter grandes melhorias.
Porém não basta ter o profissional formado em psicologia na escola, se este profissional e o professor não dialogarem, não exporem suas ideias e não entrarem em consenso. É preciso uma boa comunicação entre todos para que o método seja aplicado corretamente.
Segundo Coll (2004), a psicologia da educação tem seu fundamento na crença de que a educação e seus metodos de ensino podem ter grande melhora com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos.
Então só teremos uma boa educação nas escolas quando seus docentes, dirigentes e psicologos (caso na escola tenha este profissional) trabalharem juntos.
2. A teoria de Jean Piaget e a educação
A teoria da epistemologia genética de Jean Piaget é nada mais que a teoria