Estetica e cultura de massa - movimentos de expressao artistica do seculo xx
ESTETICA E CULTURA DA MASSA
MOVIMENTOS DE EXPRESSÃO ARTISTICA DO SECULO XX
EXPRESSIONISMO
O Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX, defendendo que a arte deveria ter um papel intuitivo em que predominasse a visão e expressão do artista e não a mera impressão da realidade em que se resumia a arte no período anterior.
FAUVISMO
O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas. Tem como características a simplificação das formas de pelos, o primado das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica.
CUBISMO
O Cubismo foi um dos movimentos artisticos mais influentes do século XX. Ele se caracterizava pelas imagens de pessoas, objetos domésticos e lugares, com pinturas achatadas que eliminavam a sensação de tridimensionalidade e que faziam uso constante de colagens. Entre seus principais artistas estavam Pablo Picasso e Georges Braque.
ABSTRACIONISMO
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. É um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
FUTURISMO
O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se