Estatística experimental
PEX503 Estatística Experimental
Prof. Augusto Ramalho de Morais
Conceitos Básicos
Experimento: é um processo que permite a coleta de observações sob determinadas condições impostas pelo pesquisador visando conhecer o efeito de um ou mais fatores;
Fator: é uma variável cujo efeito se deseja conhecer, avaliar ou estudar no experimento;
Tratamento: são os valores ou itens que constituem o fator; é o que está em comparação, aquilo que se quer estudar, são os níveis do fator; ou são as combinações entre os níveis dos fatores (quando se tem mais de um fator simultaneamente);
Variável resposta: característica que é mensurada, avaliada ou medida no experimento. As medidas realizadas nas unidades experimentais após terem sido submetidas aos tratamentos constituem os valores da variável dependente.
Dados: são os valores assumidos pela variável resposta;
Parcela: é a unidade experimental. É a menor quantidade de material experimental que recebe um tratamento e que fornece apenas um dado para cada variável; é a unidade de referência e de representatividade.
Bordadura: é uma área de proteção em torno da parcela, usada para evitar a influência da parcela vizinha, de iluminação, passagem de pedestres, etc.
Repetição: número de vezes que um determinado tratamento é aplicado ou que é repetido. Tem como finalidade: aumentar a confiabilidade dos resultados; permitem o conhecimento da variância devida ao acaso; permite obtenção de estimativa do erro experimental.
Casualização: modo de sorteio dos tratamentos nas unidades experimentais. Tem como finalidade: evitar influência de fatores não aleatórios sobre um determinado tratamento; garantir que unidades experimentais tenham igual chance de serem designadas a qualquer tratamento. (Uma amostragem intencional na qual o pesquisador escolhe as unidades introduz uma tendenciosidade no experimento).
Fazer uma avaliação dos exemplos com a finalidade de encontrar,