Estado governo e mercado
ESTADO, GOVERNO E MERCADO
Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação: Gestão em Saúde Pública
Orientador: Professor Ricardo Corrêa Coelho
Paracambi- RJ
2012
As relações entre Estado, Governo e Mercado aceitariam situações extremas ao longo do século XX. Ao longo do século passado, o movimento em espiral entre Estado e Mercado ocorrido no interior de cada sociedade iria produzir tantas combinações distintas entre essas duas instituições de regulaçãodas relações sociais quanto era o número de nações então existentes. A Social - Democracia propôe uma sociedade em que os ideais da igualdade e da justiça social convivam com a preservação das liberdades democráticas e individuais, no contexto de uma economia de mercado; há dois elementos centrais nesta doutrina: primeiro a existência de um sistema político livre democrático, com partidos fortes e organizados. Torna-se um jogo aberto de política que se promovem com as mudanças na sociedade, feitas com liberdade, através do convencimento, nunca com imposição de idéias, nem pela força. Além de tudo a social- democracia valoriza e respeita a organização da sociedade civil, como forma, de participação popular de Sindicatos, Cooperativas e ONGs em geral constituem força básica de democracia moderna, exigindo transparência nas decisões de governo.
Nem muito nem pouco a social democracia defende o Estado necessário, eficiente e operativo. Assume como falso, entretanto, o dilema entre estatal e privado. É de suma importância o fundamento de ter sempre um caráter público, dos órgãos e das políticas governamentais .
O governo pode ser forte sem ser grande, reforçando seu poder regulador mesmo quando se reduz o patrimônio estatal.
Caracterizando a social democratização necessariamente nos países de regulação social e tardia e refundimos o conceito da cidadania, não para restringi-lo e sim deixá-lo mais amplo ao seu alcance e inclusão da