Estado, Governo e Mercado
EXERCÍCIO 2 – As mudanças nas sociedades capitalistas no final do século XIX e as relações entre Estado, governo e mercado no século XX O gestor público precisa estar bem informado sobre como as relações entre Estado, governo e mercado estabeleceram-se e modificaram-se ao longo do tempo. Sem esse conhecimento acumulado fica difícil compreender porque o setor público brasileiro é como é, entender os processos de mudança que afetam as relações entre Estado, governo e mercado – que tem impacto direto no funcionamento da administração pública – e posicionar-se frente a questões que envolvem conflito, tomando decisões esclarecidas conforme o interesse público. Para maior conhecimento sobre as relações entre Estado, governo e mercado no século XX, recomendamos a leitura do livro, páginas de 52 a 109. Em seguida devem fazer o exercício 2, o qual deve ser postado no link tarefas até às 23h55min de segunda (22/09).
1 No século XIX ocorreram importantes mudanças nos planos políticos, econômicos tecnológicos e organizacionais, que levaram a uma revisão de paradigmas pelos pensadores liberais e marxistas. Cite as principais mudanças ocorridas e como elas se contrapõem as matrizes teóricas estudadas.
A segunda revolução industrial produziria profundas mudanças na composição da força de trabalho e seria acompanhada pelo desenvolvimento das sociedades por ações, que modificariam o padrão de organização e gestão empresarial, assim como a inter-relação das empresas no mercado. Essas transformações não foram presenciadas por Marx, e o surgimento das empresas de capital aberto, seria erroneamente interpretado como indicador de uma fase de transição do capitalismo para o socialismo, e não como de mudança do padrão de funcionamento do próprio capitalismo. Por essa razão, Marx afirmaria sem hesitar que, qualquer que fosse a forma assumida pelo Estado, todo governo seria sempre uma ditadura da classe dominante. Ainda que a burguesia governasse