Estacas
Fundações
Estacas Pré-Moldadas
DEFINIÇÃO
MÉTODO EXECUTIVO
1
1.02
1.02.06
CRITÉRIOS DE CONTROLE
MEDIÇÃO E PAGAMENTO
DOCUMENTOS
a evitar o aparecimento de vazios, nichos de agregados graúdos e outros defeitos de concretagem. Durante a concretagem e respectiva vibração deverão ser tomadas precauções no sentido de se evitar que a armadura seja deslocada.
01. DEFINIÇÃO
Compreende o fornecimento dos materiais, os equipamentos e a mão-de-obra especializada necessários à cravação de estacas pré-moldadas em concreto armado como elemento de fundação profunda. São largamente aplicadas nos casos de cargas acentuadas associadas a solos com alto nível do lençol freático e baixa capacidade de carga. As estacas podem ser fabricadas na obra ou adquiridas de terceiros.
O recobrimento mínimo da armadura deverá ser de
3,0 cm.
O concreto a ser usado apresentará Fck mínimo de
22 MPa.
Imediatamente após a concretagem, a superfície exposta da estaca deverá ser regularizada de modo a adquirir textura idêntica à das faces em contato com as formas.
02. MÉTODO EXECUTIVO
Dimensionamento
As formas não deverão ser retiradas antes de decorridos três dias do término da concretagem.
Esse prazo poderá ser reduzido através do emprego de aditivos adequados, de cimento de Alta
Resistência Inicial ou de processos de cura a vapor.
A determinação da seção transversal, o comprimento (profundidade a ser atingida) bem como as seções de aço serão dimensionadas pelo engenheiro calculista e constarão do projeto de fundações. Entretanto, esse prazo nunca poderá ser inferior a
24 horas, ficando a autorização de redução de prazo de retirada de formas a critério da
Fiscalização, com base nos resultados dos rompimentos dos Corpos de Prova.
Seu dimensionamento será de acordo com a NBR6118/80 projeto e execução de obras de concreto armado (NB-1/78) e NBR-6122/96 – projeto e execução de fundações.
A cura deverá ser cuidadosa,