escolha suas emoçoes
Quando suas escolhas são conflitantes, quando o corpo, a mente e o espírito não agem como uma coisa só, o processo de criação atua em todos os níveis, produzindo resultados confusos. Por outro lado, se seu ser estiver em harmonia e suas escolhas forem uniformizadas, coisas surpreendentes poderão ocorrer.
Os jovens têm uma expressão, “dar um jeito na vida”, que poderia ser usada para descrever esse estado de existência unificado.
Também há níveis dentro dos níveis em sua tomada de decisão. Isso é particularmente verdadeiro no nível da mente.
Sua mente pode fazer, e faz, escolhas em um de pelo menos três níveis interiores: os da lógica, intuição e emoção, e às vezes em todos os três, criando a possibilidade de até mesmo mais conflitos interiores.
E dentro de um desses níveis, o da emoção, há outros cinco. São as cinco emoções naturais: pesar, raiva, inveja, medo e amor.
E dentro desses, também há dois últimos níveis: o do amor e do medo.
As cinco emoções naturais também incluem o amor e o medo, contudo estes são à base de todas as emoções. As outras três são consequências dessas duas.
Em última análise, todos os pensamentos são determinados pelo amor e pelo medo. Essa é a grande polaridade. A dualidade primária. Tudo surge de uma emoção. Todos os pensamentos e conceitos, e todas as ideias, interpretações, decisões e escolhas se baseiam em uma delas.
E, no final, há realmente apenas uma, “o amor”. Na verdade, o amor é tudo que há. Até mesmo o medo é uma consequência do amor e, quando usados de modo eficaz, o expressa. Em sua forma mais elevada, o medo expressa amor. Tudo expressa o amor, quando a expressão é em sua forma mais elevada.
A mãe que impede que a criança morra atropelada expressa medo ou amor? Medo e Amor. Medo pela vida da criança, e amor suficiente para arriscar sua própria vida para salvá-la.
E então vemos aqui que o medo em sua forma mais elevada se torna amor, é amor expressado como medo.
De igual modo, subindo na