Escola do planejamento
Seminário sobre a Escola do Planejamento
BAURU
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO
Seminário sobre a Escola do Planejamento
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina de Teorias do Planejamento apresentado à professora Maria Eugênia Porém.
BAURU
2012
Origens da Escola do Planejamento
A escola de planejamento tem como marco inicial a publicação mais significativa para seu estudo, o livro Corporate Strategy de H. Igor Ansoff e Andrews, de 1965, o qual atingiu uma popularidade alta desde então. Tal sucesso se refletiu na prática de administração das organizações durante toda a década de 70, assim como diversas outras publicações no período, exaltando o uso do planejamento e colocando-o no patamar de técnica indispensável para qualquer corporação que busca um desempenho a nível de notoriedade.
Porém os avanços na questão teórica do conceito não foram tão satisfatórios, apesar de inúmeras publicações sobre o assunto, em termos de qualidade não houve o desenvolvimento que se esperava. A grande maioria das publicações girava em torno do que já pregava a escola de design e hora ou outra destacando a importância da prática do planejamento para a alta administração, alertando o fato de que não se dava o valor necessário. Outro grande equívoco dessa escola foi insistir apenas no plano ideológico, raramente pesquisas se dedicavam à aplicação das teorias do planejamento na prática das organizações, ou seja, não houve a profundidade do estudo que merecia de fato.
A principal ênfase da escola de planejamento em relação às outras e sua contribuição se baseiam no fato dela considerar o processo estratégico de maneira formal, e não apenas mental. O que implica na possibilidade de sua divisão em etapas independentes, sempre com base em técnicas bem estruturadas, como planos operacionais, orçamentação e programas. Vejamos agora as principais etapas.
Os Estágios do modelo