Escola do Planejamento
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”
DEP. DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 2014/01
A Escola do Planejamento
A Formulação de Estratégia como um Processo Formal
Discentes: Geiriele Rodrigues, Juliana
Monteiro, Karine Silva e Silmara Barnabé
Docente: Carla Weber
Introdução
A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência da forma de ensino nos cursos de administração e como a prática empresarial ideal.
Origem
A Escola do Planejamento surgiu praticamente ao mesmo tempo que a escola do design, pois as duas escolas tiveram seus livros publicados em 1965, mas seguiram caminhos distintos.
O modelo básico do planejamento estratégico
Planejamento estratégico nada mais é do que um conjunto sistemático de prioridades e decisões que tem como intuito a previsão de desenvolvimento da organização a médio e longo prazo. Consiste no desdobramento da análise SWOT em fixação dos objetivos, análise das condições externas, análise das condições internas, avaliação da estratégia e operacionalização da estratégia.
• Fixação de objetivos: são as metas a serem alcançadas.Elas identificam quais alternativas estratégicas a empresa deve seguir.
• Auditoria externa: são as previsões feitas das condições futuras do ambiente externo (mercado, consumidores, economia) e a preparação da empresa para agir em condições desfavoráveis.
Prever e preparar são o lema da escola do planejamento.
• Auditoria interna: é a avaliação da condição interna da empresa para implementação da estratégia.
• Avaliação da estratégia: é adequação da estratégia à realidade da empresa e análise do quão completa está. Ao contrário da escola do design, na escola do planejamento a estratégia deve ser bem delineada.
Premissas da Escola do Planejamento
A escola do planejamento adotou quase todas