Escalas
O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução - feita com o uso da escala - torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.
As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.
Representação Gráfica
A representação gráfica representada por um segmento de reta com um determinado comprimento (que corresponde à distância no mapa) e onde está representada a distância real correspondente (em metros ou quilômetros):
Ex: Neste caso o segmento de reta preto é a representação de como esta no mapa e os 20 km é o valor que ele representa realmente. Conclui se que 1 cm no mapa é equivalente a 20km na realidade.
Representação Numérica
A representação numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, onde o numerador representa o comprimento no mapa e o denominador o comprimento real.
Neste caso temos a razão: 1/ 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), um cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se, portanto da representação numérica da mesma escala gráfica