Esboço do Trabalho de RH
Etapa 1
A Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais
Atualmente, as organizações estão ampliando a sua visão e a sua atuação estratégica. O processo de produção envolve a participação conjunta de diversos parceiros dentro e fora da organização, cada um contribuindo com algum recurso. São eles:
-Os fornecedores contribuem com matérias prima, insumos básicos, serviços e tecnologias;
-Os acionistas e investidores contribuem com capital e investimentos, permitindo o aporte financeiro para a aquisição de recursos;
-Os empregados contribuem com o seu conhecimento, capacidades e habilidades, gerando decisões e ações que dinamizam a organização;
-Os clientes e consumidores contribuem com a organização, adquirindo seus bens ou serviços oferecidos no mercado.
As organizações, através de alianças estratégicas, buscam novos e diferentes parceiros, para consolidar e fortalecer seus negócios.
Dentro deste novo contexto, as organizações definem como tratar as pessoas, considerando-as como parceiros da organização. Elas são fornecedoras do conhecimento, habilidades, competências e aporte. Contudo, podem também ser consideradas como recursos organizacionais, ou recursos humanos, que precisam ser administrados, dentro dos conceitos e da ação do planejamento, da organização, da direção e do controle de suas atividades.
Conceitos de ARH, Gestão de Pessoas e de Gestão de Recursos Humanos
Administração de recursos humanos, gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos é uma associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. A sua finalidade é recrutar, selecionar, desenvolver, usar e reter os colaboradores dentro organização, na direção dos objetivos e metas da empresa.
Aspectos Fundamentais da Moderna Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas baseia-se em 3 aspectos:
-As pessoas como seres humanos, com personalidades próprias e