erqer21

1949 palavras 8 páginas
A História do Seguro no Mundo
Luana Junqueira Dias Myrrha

Conceitos
∗ Seguro

compartilhamento ou divisão de riscos.

∗ Mutualismo (Bio) é a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente, ex. aves que catam parasitas no gado.
∗ Mutualismo (Atuaria) formação de um grupo de pessoas com interesses em comum constituindo uma reserva econômica para dividir um risco de um acontecimento não previsto. Inicio do Mutualismo
∗ Sinais de preocupação do homem em se segurar ou se proteger são encontrados desde a pré-história.
∗ No início dos tempos o homem era nômade e os riscos eram constantes.
∗ Ao longo do tempo os homens passaram a se organizar em grupos e se fixar em regiões que lhes prorcionassem segurança e sobrevivência.

Mutualismo
∗ Os povos hebreus repartiam os prejuízos provenientes de acidentes com algum dos rebanhos entre todos os pastores. ∗ Os fenícios desenvolveram um sistema de reposição das embarcações em caso de eventuais perdas em suas viagens realizadas pelo Mediterrâneo e pelo Mar Egeu.
∗ Civilizações gregas e romanas utilizavam as doações dos fiéis durante os cultos religiosos para assistência médica e auxílio funeral.

Mutualismo
∗ No século XIII a.C. os comerciantes da Babilônia já se preocupavam com os riscos de perda dos camelos ao longo da travessia pelo deserto em direção as regiões vizinhas formavam acordos nos quais quem perdesse um camelo por desaparecimento ou morte, recebia outro, pago pelos demais criadores.
∗ Em 1800 a.C. os navegadores criaram o código Hamurábi previa que os navegadores deveriam ressarcir aquele que perdesse o seu navio em alguma tempestade.

Importante

∗ Os conhecimentos matemáticos da época não permitiam a elaboração de modelos que conseguissem mensurar estatisticamente as perdas esperadas o sinistro era dividido entre os participantes após a sua ocorrência.
∗ Sinistro é o risco previsto no contrato de seguro.
∗ Hoje a prevenção das perdas é

Relacionados