Ericson do brasil
Em 2004, a Ericsson completa 80 anos de Brasil. Mas nossa história começou há 116 anos quando Lars Magnus Ericsson encontra-se com D. Pedro II e demonstra seu interesse em investir no País. A partir deste encontro, L. M. Ericsson instala seu primeiro equipamento no Brasil em 1891 e funda, em 1924 no estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Ericsson do Brasil Ltda, que em 1990 tem sua razão social alterada para Ericsson Telecomunicações S.A.
Os investimentos no País tornaram-se tão compensadores que, em 1955, é inaugurada a fábrica de equipamentos de telecomunicações de São José dos Campos, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cinco mil metros quadrados de área e mais de 100 funcionários.
A criação do CTT - Centro de Treinamento Técnico, em 1959, já evidenciava o interesse e a valorização da empresa pela Pesquisa e Desenvolvimento, como forma de suprir, naquela época, a carência de escolas e cursos especializados em telefonia.
Em 1970 é inaugurado o Centro Ericsson de São Paulo - com 26.250 m2 de área construída, abrigando a administração central, centros de processamento de dados, laboratórios, centro médico, restaurante, clube, além de outros modernos recursos administrativos.
Após 50 anos de Brasil, entra em operação, em 1974, o Complexo Industrial de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, com 593.020 m2 de área e localizado a cerca de 10 km do anterior. Em virtude desta ampliação, o Centro de Treinamento ganha sede própria em São Paulo.
O espírito pioneiro e a liderança levam a Ericsson a inaugurar a Central Telefônica AXE, com 10 mil terminais, em São Paulo. E, em 1992, a Ericsson torna-se a primeira empresa brasileira de telecomunicações a receber o Certificado ISO 9001. Também, neste ano assina, no Rio Grande do Sul, com a CRT - Companhia Riograndense de Telecomunicações, o primeiro contrato de telefonia móvel no País.
Em 1996, a operadora Sercomtel instala o primeiro sistema de telefonia celular digital, em