Ergonomia
O trabalho a seguir tem como objetivo abordar o tema ergonomia bem como sua importância pra a saúde das pessoas.
Conhecida estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.
O trabalho a seguir visa definir o termo ergonomia, sua origem e sua implantação no Brasil. Também será abordada em linhas gerais, a ergonomia no trabalho, bem como sua importância. São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, porém poucas pessoas dão a atenção necessária á este. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e/ou doenças e proporcionar uma maior qualidade tanto no trabalho como na vida pessoal do ser humano.
1. ERGONOMIA
1.1 Definição
Segundo o dicionário Aurélio, ergonomia é o conjunto de estudos que visam á organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. A palavra ergonomia deriva do grego Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis). Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. Este tema entrou para o dicionário moderno quando o biólogo polonês Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo em 1857, entitulado como "Esboço da Ergonomia ou Ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações das ciências da natureza".
2. A História da Ergonomia
A ergonomia está presente nas relações do homem para com o trabalho desde os tempos pré-históricos, pois desde esses