Eras econômicas
ERAS ECONÔMICAS
INTRODUÇÃO
Afinal, o que significa “Eras Econômicas”? Essencialmente, são divisões básicas que estudam a evolução das mudanças organizacionais em diferentes períodos.
No mundo empresarial, as mudanças acontecem desde tempos imemoriais. E é nesse contexto que, ao longo dos tempos, as organizações humanas passaram gradativamente por três etapas bem definidas. Evidentemente, em cada uma das etapas, as organizações humanas (e por que não, as organizações empresariais?) sofreram drásticas mutações.
Destacam-se, portanto, a Era da Terra, a Era do Capital e a Era Digital.
ERA DA TERRA
Segundo Bowditch e Buono (1999), o homem dedicava-se, principalmente, à agricultura ou ao artesanato e trabalhava na fazenda ou no seu lar, tendo a família como unidade básica de produção. Era da terra que provinham os recursos para o seu sustento; o trabalho e o comércio eram atividades consideradas pouco dignas, realizadas por escravos e cidadãos pouco respeitáveis. Naquela época, era tido como legítimo que a elite governasse, os militares defendessem o status e a integridade do Estado e, quando necessário, atacassem outros povos para capturar escravos para que esses trabalhassem.
Com o passar do tempo, os escravos foram substituídos por lavradores e artesãos. Embora livres, continuaram dependentes das elites, que geralmente, eram os proprietários das terras e, ainda, precisavam pagar pesados impostos aos governantes para que pudessem exercer as suas atividades profissionais. Devido à natureza estática dessa sociedade, as pessoas eram