Era Vargas
A Era Vargas é o nome que se dá ao periodo em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua de 1930 a 45. Tendo inicio com a Revolução de 30 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, divindo se em t^res momentos:
1- Governo provisório 1930-1934
2 -Governo constituicionalista, foi um governo legalizado no qual Vargas foi eleito pelo congresso. 34 a 37
3 -Governo autoritario. Ou Estado Novo 37 a 45
Revolução de 1930
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.
De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido.
O rompimento desse acordo entre MG e SP e um ponto importante para se entender a revolução de 30.
Em 1929 estava acontecendo a crise nos EUA, onde a bolsa de Nova York quebra, a vendo grande desempregos, fome, abalando os EUA e todos os pais ao seu redor, com grandes repercusões no Brasil devido ser um pais exportador de Café.
O Golpe do Exército
Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República. Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes SP. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos, e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude. Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus