Equilíbrio da oxidação e redução
Conceitos:
Eletroquímica é o estudo das reações químicas nas quais partículas carregadas (íons ou elétrons) atravessam a interface entre duas fases da matéria, tipicamente uma fase etálica (o eletrodo) e uma fase líquida de solução condutora, ou eletrólito.
Processos de oxidação e redução estão envolvidos no estudo da eletroquímica, onde as reações químicas ocorrem com o envolvimento de transferência de elétrons de um reagente para outro. Os dois processos ocorrem simultaneamente e não podem coexistir independentemente.
Redução ocorre quando um reagente ganha elétrons e vai para um estado de oxidação mais negativo. Ignorando as cargas, isto é exemplificado pelo caso geral:
Aox + ne- Ared (1)
onde, Aox e Ared se referem as formas oxidadas e reduzidas do elemento A, respectivamente.
Inversamente, durante a oxidação, um reagente perde elétrons e vai para um estado de oxidação mais positivo. O caso geral pode ser representado como
Bred Box + ne- (2)
onde, novamente Box e Bred se referem as formas oxidadas e reduzidas do elemento B, respectivamente.
Cada expressão geral acima é denominada uma meia reação ou meia célula. Isto é em reconhecimento de que nenhum dos processos pode ocorrer independentemente.
Redução e oxidação ocorrem concomitantemente, e duas meias reações se combinam para dar uma oxi-redução (dupla redox). Para o caso geral, a oxi-redução é dada como:
Meia reação de redução: Aox + ne- Ared
Meia reação de oxidação: Bred Box + ne-
Reação de oxi-redução: Aox + Bred Ared + Box
Assim, uma reação de oxi-redução envolve a reação de um redutor (Bred) com um oxidante (Aox). O redutor ou agente redutor é o reagente que perde elétrons e então é oxidado.
O oxidante ou agente oxidante ganha elétrons e então é reduzido.
Exemplo:
Cuo Cu2+ + 2 e- (oxidação)
2 Ag+ + 2 e- 2 Ago (redução)
Cuo + 2 Ag+ Cu2+ + 2 Ago (oxi-redução)
Os metais, em forma elementar ou