Equiibrio quimico
Em vez de continuar até que os reagentes acabem e a reação cesse, determinadas reações químicas são reversíveis, ou seja, ocorrem em dois sentidos simultâneos, em que os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo. Se essas reações simultâneas ocorrerem com a mesma taxa de desenvolvimento, isto é, com a mesma velocidade, temos então um equilíbrio químico. Cada reação reversível possui uma constante de equilíbrio característica e que depende somente da temperatura. ( BRASIL ESCOLA) O princípio necessário para exisitir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso. Continuando com o exemplo da água:
Reação de ionização da água - Reação direta: H2O -> H+ + OH- Reação inversa: H+ + OH- -> H2O
Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não. ( PRO QUÌMICA) Os fatores que alteram o equilíbrio químico na concentração são: o aumento da concentração dos reagentes; o aumento na concentração dos produtos; diminuição da concentração dos reagentes, diminuição da concentração dos produtos; alteração na pressão e alteração na temperatura. (INFO ESCOLA)
O PKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quanto menor é o PKa de um ácido, maior é a sua tendência a ionizar-se e, consequentemente, mais forte é o ácido. (BRASIL ESCOLA)
2.Objetivo
Esta prática tem como objetivo verificar a influência da concentração e da temperatura no deslocamento de um equilíbrio químico, assim como demonstrar a reversibilidade das reações.
3- Metodologia
3.1 Equilíbrio Cromato-Dicromato
Primeiramente preparou-se quatro tubos de ensaio,