Envelhecimento
CURITIBA 2012
ENVELHECIMENTO, DEMOGRAFIA E ECONOMIA
Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial da disciplina de Psicologia curso de Ciências Contábeis.
ABRIL
2012
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ENVELHECIMENTO FÍSICO 5
3. ENVELHECIMENTO E REFLEXOS NA SOCIEDADE 6
3.1. ESTATUTO DO IDOSO 8
4. DEMOGRAFIA 9
4.1. TAXA DE FECUNDIDADE 9
4.2. BRASIL RUMO A UM PERFIL DEMOGRÁFICO CADA VEZ MAIS VELHO 10
5. ENVELHECIMENTO E REFLEXOS NA ECONOMIA 12
6. DOENÇAS DA TERCEIRA IDADE 13
7. CONCLUSÃO 15
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi abordada a demografia no Brasil, a qual mostra o aumento da população idosa e suas consequências, as dificuldades enfrentadas na sociedade, sua influência na economia brasileira e também questões de saúde desses idosos.
2. ENVELHECIMENTO FÍSICO
O avanço da idade (envelhecimento) em relação à condição física pode ser descrito como a soma de todas as alterações biológicas, psicológicas e sociais que depois de alcançar a idade adulta e ultrapassar a idade de desempenho máximo, leva a uma redução gradual das capacidades de adaptação e do desempenho psicofísico do indivíduo. A expectativa de vida no nosso país vem aumentando, porém a saúde das pessoas da terceira idade não está como deveria, isso porque as pessoas estão vivendo mais, mas a alimentação e atividade física não estão tendo muita atenção. A atividade física é essencial em todas as idades, mas na terceira idade é preciso ter uma atenção redobrada, porque todo o organismo está mais fraco, e por isso precisa fazer atividade física para que o corpo possa funcionar como deve. Entre